Dicas de Vitrinismo/ Merchandising

1 d

Entre as várias estratégias para alavancar suas vendas, você sabia que algumas dicas de Vitrinismo ou no mais popular, o Merchandising, também funcionam muito bem para atrair mais clientes para a sua loja?

1 d

Vitrinismo

Imagine, então, se você tiver as dicas certas para fisgar mais clientes pelas emoções. O grande truque, na verdade, é encantar o consumidor com um impacto que mexa com os seus sentidos. A valorização dos produtos acaba gerando também desejo e, é claro, criando uma conexão mais forte entre a loja e o seu público-alvo.

Pois é, abaixo vamos pontuar algumas dicas para você otimizar esse canal de comunicação na sua loja. É certo: despertar o interesse das pessoas é uma excelente oportunidade para convertê-las em clientes.

APLIQUE A REGRA DE TRÊS PARA VITRINES

Dentro das técnicas de vitrinismo, existe uma bem famosa  e simples  que se chama regra de três. Ela afirma que, na hora de montar uma vitrine, você deve posicionar os seus produtos em grupos de três. A explicação para essa atitude é a de que os olhos humanos estão sempre habituados a buscar por imagens simétricas. Então, abuse dessa estratégia para manter suas vitrines sempre harmônicas.

2d

DEFINA COM PRECISÃO O SEU PÚBLICO-ALVO E TAMBÉM O TEMA DO PERÍODO 

Antes qualquer coisa, o que você precisa ter em mente é que as vitrines da sua loja só podem ser montadas depois que o público-alvo estiver bem definido. Vários fatores influenciam nisso,  é o caso do poder de compra, do estilo de vida e da faixa etária das pessoas, por exemplo. Todos esses detalhes e informações vão ajudá-lo a escolher a temática e os elementos certos para montar as vitrines da sua loja de móveis da maneira correta. Além disso, a cada mês, há datas marcantes para reforçar sua temática. E quando não há, você cria! Exemplo: está em um mês que não teremos dia dos namorados, natal, mães, etc. Mas, pode eleger um tema de cidade como LONDRES, NY…ou  haverá o dia mundial do rock! Pronto, só brincar com essas temáticas e montar looks que façam menção e reforcem uma tendência, permeando o tema, sem se afastar do que é moda no momento.

3d

TRABALHE COM UM BOM PROJETO DE ILUMINAÇÃO

Um dos maiores segredos de uma vitrine bem-feita é saber projetar adequadamente a sua iluminação. Caso você não saiba, quando trabalhamos com as luzes, estamos mexendo também com os sentidos dos consumidores, uma vez que elas podem despertar diferentes sensações.

Se você está se perguntando como fazer isso, não se preocupe, pois um projeto de iluminação é algo bem simples de fazer. Você pode, por exemplo, utilizar alguns refletores para destacar os produtos principais da vitrine, ou então posicionar luzes focais para criar um ambiente mais intimista e convidativo — que é o que os clientes procuram quando estão querendo mudar os espaços de sua casa com novos móveis. As fitas de LEDs se popularizaram. Qualquer loja elétrica vende essa solução por um valor muito acessível. E o melhor, de várias cores e tamanhos para ajuda-la em sua criatividade.

5d

MUDE A VITRINE DA SUA LOJA CONSTANTEMENTE

O que faz efeito no vitrinismo não é somente a arte de montar os elementos em si. Também é preciso ter em mente que a sua vitrine deve ser renovada constantemente, para que as pessoas sempre se surpreendam com algo novo na sua loja.

E a parte boa disso é que você pode testar várias formas de montagem, brincando com focos de iluminação, cores, posições etc. Aliás, a mudança periódica da vitrine, sempre com novos produtos, mostra não só a variedade da sua loja, mas também o bom gosto e a experiência no ramo para criar ambientes envolventes.

6d

SAIBA COMPOR COM CORES E FORMAS

Para uma vitrine bem montada, é necessário que você apure o olhar para criar composições harmoniosas. E isso envolve questões como cores, formas e objetos, além da iluminação, como já falamos anteriormente. A proposta de ambientação precisa transmitir uma sensação que instigue o consumidor a parar, olhar, desejar e entrar na sua loja. Então, saiba trabalhar com cores que sejam chamativas, mas não muito pesadas, por exemplo. Cuide da linguagem entre elas também nos objetos expostos, bem como nas texturas e estampas. A combinação deve ter equilíbrio, sempre dentro do contexto da vitrine. Uma dica interessante é aproveitar temáticas como as estações do ano ou datas comemorativas especiais para escolher as cores e formas da sua vitrine. Se estiver no verão, por exemplo, você pode usar tonalidades mais vivas. No inverno, reproduza ambientes aconchegantes e intimistas, e por aí vai.

7d

UTILIZE ADESIVOS PARA DECORAR A VITRINE

Um elemento decorativo prático, de preço acessível e com alto potencial é o adesivo. Hoje ele é produzido facilmente, com materiais de aplicação simples, como é o caso do vinil. Eles são uma ótima alternativa para compor a cenografia da vitrine e preencher o espaço que, na maioria das vezes, fica um pouco frio. Ele ajuda a criara também profundidade de cenários e te dá a possibilidade de escolher o que quiser, sem restrição de tema.

8d

BUSQUE INSPIRAÇÕES E DICAS DE VITRINISMO NA INTERNET

Não estamos aqui à toa! É isso mesmo: vá para internet. É o maior acervo de ideias que você pode buscar como inspiração para as suas vitrines. Não existe nada melhor para ativar a criatividade do que passar os olhos por imagens no Pinterest, por exemplo. Utilize essas ferramentas digitais a seu favor!

Você pode também observar as vitrines de lojas maiores, que você admira. A ideia não é copiar, mas buscar referências em estratégias, recursos e maneiras de organizar a vitrine, por exemplo.

9d

Enfim, nunca duvide do poder imagético e da maneira como as sensações e emoções influenciam o desejo de compra das pessoas!

Logo_Corretoras de moda bh_iniciais vertical_avatar_FACEBOOK_preta
Corretoras de Moda BH
Assessoria gratuita aos lojistas do Brasil e exterior.
Poliana Soares
(31) 99387-7001
corretorasdemodabh@gmail.com

Siga-nos também nas Redes Sociais [FACEBOOK e INSTAGRAM]
@corretorademodabh

 

 

PORQUE TER UMA CORRETORA DE MODA?

Somos consultoras/corretoras de moda. Oferecemos um serviço exclusivo e gratuito para lojistas, com profissionais que auxiliam os compradores no atacado de moda em Belo Horizonte.

  • Atendimento individualizado e orientações para compras de acordo com o estudo de perfil da sua loja;
  • Translados, hospedagem, roteiro de compras, vendas on-line, trocas e reposições;
  • Informações de moda, tendências e indicações de marcas;

  • TUDO ISSO SEM NENHUM CUSTO!

LOOK BOOK

Modinha - inverno 2018

Festa - inverno 2018

Casual chique - inverno 2018

Festa -Inverno 2018

Casual Chic - Inverno 2018

Plus size - Inverno 2018

Festa - Inverno 2018

Plus Size - Inverno 2018

Casual Chic - Inverno 2018

Jeans - Inverno 2018

Casual - Inverno 2018

Modinha- Inverno 2018

Festa - Inverno 2018

Casual Chique - Inverno 2018

FACEBOOK